A O Biólogo Nas Análises Clínicas
Instrutores: André Cunha

EIXO TEMÁTICO: Exploração das várias possibilidades de atuação do biólogo dentro das análises clínicas de acordo as recomendações do conselho (CFBio), principalmente pela Resolução CFBio Nº 12/1993. OBJETIVOS Os alunos devem sair do minicurso compreendendo a função de biólogo e suas atribuições dentro das análises clínicas teórico e prático, além de ser capaz de entender os pré-requisitos para tal e o porquê de se manter atualizado na área. Os alunos devem entender a Lei n° 6.684/1979; as Resoluções CFBio n°s 12/93 e 10/03; memorando n° 081/2008-GGTES/ANVISA. Devem ser capazes de identificar os pré-requisitos para atuação. Entender o funcionando das práticas de laboratório clínico e como são suas abordagens nas práticas de hemograma. 

 

CONTEÚDO: Inicialmente os conceitos presentes sobre Biossegurança e descarte de material contaminado e prevenção de acidentes, depois será feita exploração da na Lei n° 6.684/1979; as Resoluções CFBio n°s 12/93 e 10/03; memorando n° 081/2008-GGTES/ANVISA serão explorados, no intuito motivação afetação pela á área de atuação de análises clínicas pelo biólogo. No segundo momento, acontecerá a prática de hemograma. Nessa prática os alunos farão contagem geral de hemácias e leucócitos; diferenciação de hemácias e de leucócitos; farão microhematócrito e índices hematimétricos. E por fim, discussão sobre os dados obtidos do hemograma construído pelos os alunos durante a prática. 

 

OBSERVAÇÃO: TODOS que participarem dessa atividade devem seguir o protocolo de biossegurança de vestimenta; obrigatório uso de jaleco fechado de manga longa, calças longas e calçado fechado (ex: tênis). De acordo com a veiculada à Lei Nº 11.105 de 25 de março de 2005 e com a Portaria Nº 37 de 06 de dezembro de 2002, que instituiu a Norma Regulamentadora (NR) 32. O não uso da vestimenta certa impossibilitarão o aluno de participar. Máscaras e luvas serão cedidas pelo laboratório.

 

Número máximo de alunos: 10