Girl in a jacket

Título: Diversidade e Evolução das Plantas Terrestres

Ministrante: Me. Clapton Moura (UnB)

Local: Lab. Fisiologia Vegetal H1 19/07

Data e horário: 24 e 25 de setembro de 2018 das 19h às 22h30 – 7h/aula

 

Ementa: 

Neste curso, serão abordados aspectos gerais, com exemplos pontuais, a respeito da diversidade, evolução e origem das embriófitas (=Embryopsida). Discutiremos quais são as evidências fósseis, moleculares e morfológicas que caracterizam e sustentam este clado atualmente, e como estas plantas ocuparam e moldaram o ambiente terrestre ao longo dos milhões de anos de diversificação do grupo.

 

Programa:

Dia 1 - (24/09/18)

Iniciaremos com a conquista do ambiente terrestre, e a diversidade das primeiras linhagens de embriófitas, onde nos perguntaremos: Qual o grupo mais aparentado das plantas terrestres? Quais as adaptações que garantiram a sobrevivência e permanência destas plantas em um ambiente com limitação de água? Como era o ambiente naquela época? Por fim, chegaremos até o desenvolvimento de características que possibilitaram as plantas terrestres a dominarem vastos ambientes e alcançarem proporções gigantescas.

 

Dia 2 - (25/09/18)

 Continuaremos com o desenvolvimento da semente e culminaremos com o “Abominável mistério de Darwin’’, aqui nossas questões guias serão: Qual a grande vantagem que as plantas com semestes tem, com relação a conquista do ambiente terrestre? Por que as plantas com flores dominam o mundo atual e quais as possíveis explicações para a sua grande diversidade e rápida diversificação ao longo do tempo? Assim, concluiremos nosso curso com as questões atuais a respeito da evolução das plantas terrestres e quais os passos a seguir para que possamos responder essas questões.