Girl in a jacket

Título: Mudanças em Ambientes Oceânicos: história e perspectivas

Ministrante: PhD. Martino Giorgioni (USP)

Local: Lab. Botânica e Citologia HT 14/10

Data e horário: 24 e 25 de setembro de 2018 das 19h às 22h30 – 7h/aula

Materiais que os alunos devem levar (se houver): --

 

Ementa: 

O oceano é um sistema complexo que mudou muitas vezes e continua mudando ao longo da história da Terra. As mudanças oceanográficas são profundamente ligadas à evolução da vida através mecanismos naturais chamados de “ciclos biogeoquímicos”, que atuam com várias escalas espaciais e temporais. O ciclo biogeoquímico mais importante é o ciclo do carbono, sendo que esse elemento é redistribuído entre as várias componentes do planeta que influenciam o sistema oceanográfico (i.e. atmosfera, hidrosfera, criosfera, biosfera, e geosfera). Esse minicurso visa apresentar os fatores e os processos responsáveis pelas mudanças oceanográficas, com ênfase nos processos relativos ao ciclo do carbono, e colocá-los no respectivo contexto de espaço e tempo. Essa operação é fundamental para entender o funcionamento do oceano e, consequentemente, a sua possível evolução futura.

 

Programa: O minicurso será desenvolvido em duas aulas de 3h30 cada, sendo 2h de aula teórica e 1h30 de aula prática. As aulas práticas têm como objetivo reforçar a aprendizagem e a familiarização dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas e consistirão em exercícios a serem desenvolvidos individualmente e depois discutidos e corrigidos junto com o resto da turma.

 

Dia 1 – (24/09/18)

Conceitos básicos de oceanografia. Ciclo do carbono e bomba biológica. Sedimentação pelágica. Aula prática: reconstrução de mecanismos oceanográficos no passado geológico. Identificação de fontes (sources) e estoques (sinks) de carbono em ambientes naturais.

 

Dia 2 - (25/09/18)

A “assinatura da vida” nos ambientes antigos. Grandes eventos paleoceanográficos na história da Terra. Lições paleoceanográficas para o futuro. Aula prática: Identificação de eventos paleoceanográficos em registros geológicos.