A Introdução A Morfometria Geométrica
Instrutores: Angie Patiño Montoya (doutoranda Do Ppg Em Ecologia) E Waira Saravia Machida (mestranda Do Ppg Em Ecologia)

O estudo da forma dos organismos tem fascinado os cientistas há séculos. A forma possibilita compreender diversos processos biológicos, como a ontogenia ou evolução de organismos, e pode ser utilizada como um proxy da transformação morfológica dos organismos sob diversos fatores. Apesar das diversas vantagens de utilizar a forma como uma métrica, seu caráter qualitativo faz que a quantificação deste atributo seja complexa e subjetiva, além de diminuir a precisão na comparação de dados. Para resolver esse problema, em meados dos anos 90, surgiu a Morfometria Geométrica que permite a quantificação da forma. A enorme quantidade de aplicações desta ferramenta em diversas áreas da biologia tem aumentado sua relevância, assim entender a Morfometria geométrica auxilia no entendimento de diversos padrões biológicos que permanecem inexplorados. 

 

Objetivo: O objetivo do minicurso é apresentar as noções básicas da Morfometria geométrica para os alunos. Isto compreende sua fundamentação teórica e o uso em sala de aula da ferramenta para estudos biológicos. No final do curso @s participantes serão capazes de realizar análises básicas de morfometria geométrica em diversos organismo ou partes do organismo. 

 

Materiais necessários: Notebook pessoal, de preferência com o sistema operacional Windows. 

 

Material disponibilizado: Material fotográfico para a prática; Programas TPS e MorphoJ 

 

Aula 1: No primeiro dia discutiremos um breve histórico sobre a morfometria clássica e geométrica, enfatizando as diferenças e vantagens de cada uma. Logo após serão apresentados os conceitos básicos e sua fundamentação teórica. Diversos exemplos serão apresentados para compreenderem as possíveis maneiras de empregar a Morfometria Geométrica nas diversas áreas da biologia. Para finalizar, apresentaremos uma introdução dos programas de aquisição e análise de dados específicos para a Morfometria. 

 

Aula 2: Realizaremos uma atividade prática explorando diferentes aplicações da morfometria geométrica, utilizando dados reais disponibilizados pelas ministrantes do curso. Nesta prática os participantes terão a oportunidade de utilizar os programas e realizar as análises básicas necessárias da Morfometria Geométrica, podendo assim aplicar em estudos futuros.

 

Número máximo de alunos: 20