Girl in a jacket

Título: Astrobiologia e a busca científica de vida fora da Terra

Ministrante: Dr. Fábio Rodrigues (USP)

Local: Lab. Multiusuário - H1 01/07

Data e horário: 26 e 27 de setembro de 2018 das 8h às 11h30 – 7h/aula

 

Ementa:

 Astrobiologia pode ser definida como a área dedicada a estudar origem, evolução, distribuição e futuro da vida, tanto na Terra quanto, eventualmente, fora dela. Neste contexto, duas perguntas de grande impacto podem ser colocadas como base para construir os temas tratados pela astrobiologia: "como a vida surgiu e evoluiu na Terra?" e "existe vida fora da Terra?". Estas são perguntas bastante complexas e que dificilmente serão respondidas por apenas uma das áreas do conhecimento, sendo necessária a integração de diferentes áreas do conhecimentos, tais como biologia, astronomia, física, química, geociências e ciências atmosféricas, entre outras, tornando-a um campo de pesquisa intrinsecamente inter- e multidisciplinar. Por fim, devido ao grande apelo popular que essas perguntas têm, além de grande motivadora para o avanço científico, a astrobiologia tem grande potencial para a educação e divulgação científica, despertando o interesse pela ciência nas novas gerações.

        No presente mini-curso, será apresentado um panorama geral do que é a astrobiologia e de quais os principais temas pesquisados na atualidade, com ênfase nas missões científicas de exploração espacial e busca de vida fora da Terra e em como ela pode nos auxiliar melhor a conhecer nosso próprio planeta.

 

Programação:

Dia 1- (26/09/18)

O primeiro dia será focado numa visão geral da astrobiologia, considerando seus aspectos históricos desde sua origem até os principais desafios atuais. Será abordado os principais temas da astrobiologia.

 

Dia 2- (27/09/18)

O segundo dia dará ênfase nas missões de busca de vida fora da Terra realizadas atualmente bem como as recentes descobertas referentes a Marte e outros ambientes. Em consonância com o tema desse evento sobre o que esperar do futuro, será dado ênfase em recentes avanços e nas perspectivas futuras da tecnologia e biotecnologia voltada à exploração espacial.