Girl in a jacket

Título: Purificação de Peptídeos Biologicamente Ativos

Ministrante: Biotecnologista Luis Felipe Santos Menezes (UnB); Me. Adolfo Carlos Barros de Souza e Mariza Mendanha Maranhão (UnB)

Local: As aulas teóricas serão realizadas no auditório 2 do IB (bloco E). As aulas práticas serão realizadas no Laboratório de Toxinologia, no Departamento de Ciências Fisiológicas – térreo.

Data e Horário: 26 e 27 de setembro de 2018, das 8h às 11h30

Materiais que os alunos devem levar: é necessário o uso de jaleco

 

Ementa:

O minicurso abordará os procedimentos básicos do processo de purificação de peptídeos biologicamente ativos extraídos da peçonha de animais, com enfoque no escorpião Tityus serrulatus, visando a realização de experimentos científicos tendo como objetivo a bioprospecção dessa peçonha a partir da elaboração de novos fármacos. O curso será dividido em aula teórica e prática.

 

Programação:

Dia 1- (26/09/18)

Introdução aos animais peçonhentos e venenosos; rotina de laboratório e experimentos; finalidades, perspectivas para o futuro e uso farmacológico.

 

 Dia 2- (27/09/18)

Manejo e simulação da extração da peçonha de Tityus serrulatus e uso dos equipamentos (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – HPLC e espectrometria de massa (MALDI).