Girl in a jacket

Título: Ferramentas digitais em trabalhos acadêmicos e no ensino: como utilizar Prezi, Enquetes Online, Espelhamento de Câmera, Paint3d e Photoshop

Ministrantes: Biol. Nívea Nagamine Pinheiro (UnB) e Dra. Julia Sonsin Oliveira (UnB)

Local: Laboratório de Informática 1 - HT 01/10

Dias e horário: 26 e 27 de setembro de 2018, das 19h às 22h30min.

Materiais que os alunos devem levar (se houver): se for da preferência do aluno, este poderá trazer seu próprio computador pessoal, celular e outros dispositivos móveis com acesso a internet.

 

Ementa:

 Diante do tema da SemaBio Heranças, o minicurso busca repensar nossas possibilidades no mundo da Biologia, fazendo jus aos avanços tecnológicos que tem surgido para aprimorar tanto nossa experiência acadêmica quanto estratégias de ensino.

O Minicurso apresentará a plataforma online Prezi como alternativa para montagem de apresentações em Data Show, além de discussões gerais de como planejá-las e torná-las mais interessantes e envolventes. Ainda, mostraremos como criar e aplicar em tempo real enquetes pelo site Socrative, bem como modelos tridimensionais no Paint3D e projeções instantâneas de imagens de uma câmera por espelhamento de dispositivos móveis, acoplada a lente de aumento. A segunda parte do Minicurso visa capacitar os alunos a editarem fotos e montarem pranchas de imagens para trabalhos acadêmicos utilizando Photoshop e, a depender do tempo e interesse, no Power Point.

 

Programa:

Dia 1 - (26/09/18)

Apresentação e Introdução; Aula Prática de Prezi e Socrative;

 

Dia 2 - (27/09/18)

Continuação; Demonstração de Utilização de Paint3D e Espelhamento de Câmera; Aula Prática de Photoshop.

__________________

Ementa detalhada:

"A primeira parte do Minicurso apresentará alternativas de recursos midiáticos para o aprimoramento de apresentações em público em Data Show, tanto no âmbito acadêmico quanto educativo, com ênfase na área da Biologia. Os cursistas aprenderão a usar a plataforma online Prezi para montar apresentações não necessariamente lineares.  Ainda, ao longo do curso, serão abordadas dicas gerais de como planejá-las e torná-las mais interessantes, precisas, envolventes e visualmente agradáveis, em forma de discussões colaborativas.

Além disso, mostraremos como criar e aplicar em tempo real enquetes online pelo site Socrative, ferramenta útil para promover maior envolvimento da plateia e com potencial avaliativo antes, durante e após a exposição do assunto.

Outros recursos apresentados mais rapidamente serão modelos tridimensionais no Paint3D e sua montagem, bem como projeções instantâneas de imagens de uma câmera por espelhamento de dispositivos móveis, acoplada a lente de aumento. Tais instrumentos são potencialmente facilitadores da aprendizagem e engajadores em apresentações no geral.

A segunda parte do Minicurso visa capacitar os alunos a editarem fotos e montarem pranchas de imagens para trabalhos acadêmicos utilizando Photoshop e, a depender do tempo e interesse, no Power Point.

Diante do tema da SemaBio Heranças: o que esperar do futuro?, o minicurso busca repensar nossas possibilidades no mundo da Biologia, fazendo jus aos avanços tecnológicos que tem surgido para aprimorar tanto nossa experiência acadêmica quanto instrumentos e estratégias de ensino."