E Introdução À Primatologia
Instrutores: Jéssica Mendes De Souza (doutoranda Em Biologia Animal), Samara De Albuquerque Teixeira (doutoranda Em Biologia Animal)

Tema Geral: O Brasil apresenta a maior distribuição geográfica de primatas do mundo, com frequente descoberta de novas espécies. Ainda assim, há poucos primatólogos capacitados atuando em prol de pesquisas e conservação desses animais. Os primatas fazem parte da nossa herança, possuem papel fundamental na dispersão de sementes e são ótimos indicadores para o sucesso da conservação das florestas. Porém, o desequilíbrio ambiental, a mudança do clima e a redução de cobertura florestal causam o declínio demográfico das espécies de primatas. Um quarto dos táxons que compõe os Primatas estão em risco de desaparecimento, entretanto, não há uma visibilidade tanto na mídia quanto academicamente de ações de preservação que possam transformar o quadro atual. Atualmente os primatas estão “esquecidos” em vários aspectos, o distanciamento desses grupos de animais os torna desconhecidos da sua importância ecológica e antropológica, uma vez que conhecer a biologia e o comportamento destes nos ajuda a entender mais de nós mesmos. Assim, o objetivo do minicurso é introduzir aos alunos que estejam iniciando seus estudos em Primatologia, os fundamentos básicos da evolução, ecologia e importância da conservação de primatas. Fornecer, aos alunos, subsídios teóricos e práticos sobre os principais métodos de captura, manejo e observação de primatas. 

 

Abordagem: 

Dia 1: ● Evolução dos Primatas ● Ecologia de Primatas ● Conservação de Primatas 

Dia 2: ● Introdução às técnicas de observação de comportamento e manejo nos Primatas. 

Saída de Campo – Fazenda Água Limpa (FAL - UnB).

Os participantes irão realizar uma atividade onde serão expostos às técnicas de captura e manejo dos primatas silvestres, a fim de realizar medições corporais. Em uma segunda atividade os participantes irão aplicar algumas simulações de técnicas de observação de primatas em campo.

 

Número máximo de alunos: 15