Girl in a jacket

Título: Seleção Sexual

Ministrantes: Me. Lia Nahomi Kajiki (UnB) e Paulo Victor Resende dos Santos (UFG)

Local: Lab. Multiusuário - H1 01/07

Data e Horário: 26 e 27 de setembro de 2018, das 19h às 22h30min.

 

Ementa: 

A seleção natural é o mecanismo evolutivo pelo qual diversos tipos de adaptações surgem entre os seres vivos, e é popularmente conhecida como “a sobrevivência do mais adaptado”. As diferenças no sucesso reprodutivo dos indivíduos é uma das condições para que a seleção natural possa ocorrer, e tais diferenças surgem a partir de pressões seletivas derivadas de traços de história de vida dos organismos e de características ambientais. Assim, a seleção sexual é um mecanismo essencial da manutenção e adaptação de caracteres, fortemente influenciada pelo contexto ambiental. Nesse minicurso, pretendemos abordar conceitos teóricos introdutórios sobre seleção sexual, além de demonstrar o passo-a-passo básico de como realizar um projeto (delineamento, método, análise de dados) nessa linha de pesquisa.

 

Programa:

Dia 1 - (26/09/18)

Introdução à teoria da seleção sexual. Seleção intersexual e intrassexual. Handicap principle. Benefícios diretos (recursos) e indiretos (“bons genes”). Sistemas de acasalamento em aves e peixes. Cuidado parental. Comportamento homossexual.

 

Dia 2 - (27/09/18)

Como impactos antrópicos têm afetado a seleção. Como estruturar um projeto com seleção sexual. Quais são as perguntas? Quais são as hipóteses? O que medir? Delineamento experimental + Análise de dados. Estudo de caso. Métodos empregados: captura, marcação, biometria, extração de sangue, extração de penas, gravação e amostragem animal-focal contínua.