E Técnicas De Observação De Aves Do Cerrado
Instrutores: Tarcísio Lyra Dos Santos Abreu

O curso é voltado para estimular a prática de observação de aves na região do bioma Cerrado. Serão apresentadas técnicas de uso de equipamento (binóculos, câmeras fotográficas, gravadores) e técnicas comportamentais (vestimentas, gestos, cuidados) para facilitar e estimular a apreciação/observação/fotografia de aves em seus hábitats naturais. Também serão discutidas questões sobre: 1) o papel do ornitólogo na sociedade, 2) os principais campos de atuação no mercado de trabalho, 3) em que o seu distinto olhar pode auxiliar em nosso modelo de civilização, e 4) o porquê o ornitólogo não deve ser esquecido. 

 

O curso consistirá de uma aula expositiva de cerca de 3 horas de duração, onde serão apresentadas técnicas de estudo e algumas das aves mais relevantes do bioma Cerrado (dia 28/09). 

 

No segundo dia (29/09) haverá uma visita à reserva do Centro Olímpico/UnB, a ser iniciada no horário de maior atividade das aves (06h), para qual estimulamos o uso de roupas adequadas ao campo (chapéu, calças e calçados fechados), binóculos (8x a 10x) e câmeras fotográficas.

 

Número máximo de alunos: 20