Girl in a jacket

Título: Diversidade e Ecologia de peixes do Brasil Central - Fronteiras da Ictiologia

Ministrantes: Biol. Yan Soares (UnB) e Arthur de Lima (MZUSP)

Local: Bloco de salas de aulas práticas do Laboratório de Zoologia (HT 07/08) e FAL- UnB

Data e Horário: 28 e 29 de setembro de 2018, das 8h as 11h30.

Materiais que os alunos devem levar (se houver): Utilizar roupa de campo (calça, bota ou tênis, camisa de manga longa, chapéu/boné), protetor solar; repelente; toalha de banho (Para aqueles que desejarem coletar nos córregos); perneiras;

 

* Lembrem-se que essa atividade será realizada na água, por isso é interessante que uma muda de roupas extra para troca após a atividade em campo. 

 

Ementa: 

A ictiofauna da América do Sul é a mais diversa da Terra, atualmente estimativas recentes apontam que exista mais de 9.100 espécies de peixes para essa região, sendo que isso representa cerca de 27% de toda a diversidade de mundial de peixes. Além disso mais de 100 espécies de peixes foram descritas por anos nos últimos 10 anos. Neste contexto de tamanha diversidade, convidamos a conhecer um pouco mais dos principais aspectos da história evolutiva e da diversidade de peixes de águas continentais da América do Sul. Os principais habitats e bacias hidrográficas também serão abordados, e as principais ameaças para os peixes serão discutidas.

 

Programa:

Dia 1 - (28/09/18)

- Introdução e caracterização das principais ordens de peixes de ambientes dulcícolas neotropicais, relações evolutivas e biogeográficas;

- Caracterização dos grupos taxonômicos;

- Breve esclarecimento sobre os processos geomorfológicos formadores do Platô do Brasil Central e suas implicações para complexidade na fauna de peixes;

- Conservação e principais desafios para o futuro ictiólogo;

 

Dia 2- (29/09/18)

- Vivência de captura de peixes

- Nesta prática o aluno aprenderá os principais métodos de capturas de peixes;

- Reconhecerá os grupos mais comuns de peixes, que ocorrem no Brasil Central;

- A aula prática servirá para consolidar o conteúdo abordado na parte teórica do curso.