B Aves São Dinossauros! Introdução À Paleobiologia E Paleocologia Dos Ancestrais Esquecidos Das Aves E Seus Parentes
Instrutores: Felipe Brito Soares (msc. Em Ecologia – Unb)

As aves constituem o grupo mais diverso dentre os vertebrados terrestres. Suas características possibilitam a exploração de ambientes terrestres e aquáticos em todos os sete continentes. Suas remotas origens evolutivas, porém, remetem a um grupo vastamente conhecido na cultura popular, mas cuja biologia e papel ecológico são obscuros e dependentes da resolução de quebra-cabeças científicos para sua compreensão. Portanto, este minicurso teórico visa prover noções de Paleobiologia e Paleoecologia e expor os principais grupos fósseis de dinossauros e outros arcossauros, ressaltando sua relação reconhecidamente cada vez mais estreita com as aves. Discutiremos também as pistas que esse parentesco vem fornecendo com relação à aparência, ao comportamento e à ecologia desses animais extintos.

 

Programa:

PRIMEIRO DIA 
I. Introdução: (a) quem são as aves? (b) principais características avianas (c) o 
que são arcossauros e dinossauros? (d) conceitos de taxonomia e filogenia. 
II. Dinosaur renaissance: (a) como eram os dinossauros? (b) evolução da 
perspectiva científica e paleoartística acerca do comportamento e aparência dos 
dinossauros (c) principais nomes representativos. 
III. Taxonomia – os principais grupos conhecidos: (a) arcossauros basais; (b) 
grupo-irmão: Pterosauria; (c) dinossauriformes basais (d) ornitísquios (Tyreophora e 
Ornithopoda); (e) saurísquios (Sauropodomorpha, Theropoda e Avialae); (f) aves. 
IV. Conceitos básicos de Geologia, Paleontologia, Tafonomia. Como os fósseis se 
formam e a dificuldade em se reconstruir animais extintos.

 

SEGUNDO DIA 
I. Contextos paleoecológicos – os motores seletivos: (a) noções de geocronologia, 
o Mesozóico e seus períodos; (b) contextos paleoclimáticos e paleocontinentais nos três 
períodos; (c) extinções em massa. 
II. Inovações evolutivas – características fisiológicas e comportamentais das aves 
que evoluíram originalmente nos dinossauros (e.g. cuidado parental, voo, etc.). 
III. Inovações científicas – descobertas possíveis com novas tecnologias e novas 
perspectivas (e.g. biomecânica, etc.). 
IV. Conclusões.

 

Número máximo de alunos: 20